Casa dos Rapazes alarga respostas sociais

O findo ano de 2023 marcou o início do acolhimento de jovens do sexo feminino na Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, fruto da assinatura de um acordo de colaboração com o Instituto da Segurança Social. Esta nova resposta iniciou a sua atividade em junho de 2023, com a abertura de um apartamento de autonomização para cinco jovens, complementando os dois apartamentos existentes para rapazes, a casa de acolhimento, a cantina social e dois apartamentos de reintegração social para apoio a ex-utentes.

Segundo fonte da instituição, estão atualmente a ser projetadas diversas alterações e melhorias nas instalações da Casa de Acolhimento, adequando as duas unidades residenciais à nova regulamentação legal para esta resposta, abrindo-as à desejável possibilidade de funcionamento em regime de acolhimento misto.

Foi já aprovada a candidatura da Casa dos Rapazes ao seu funcionamento como Entidade Enquadradora de Acolhimento Familiar no distrito, prevendo-se para este ano o início desta resposta social, após assinatura do acordo de cooperação.

A Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José de Viana do Castelo, com sede na Rua da Bandeira, completa, este mês, 72 anos de atividade, dando resposta a situações de pobreza e carência extrema.

Como forma de contribuir para a sustentabilidade da Instituição, foi mais tarde criada a Gráfica da Casa dos Rapazes, que mantém a sua atividade comercial em instalações próprias.

A comunidade da Casa dos Rapazes expressou já o seu agradecimento a quem contribui com o seu saber, donativo e/ou organização de campanhas de angariano sentido de ajudar a cumprir a sua Missão – Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco de Exclusão Social, dos seis aos 25 anos.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.