Cardielos, conhecida como a terra dos bordados, teve e continua a ter uma forte ligação ao associativismo, ao desporto e à cultura.
Assim, há 35 anos, no dia 09 de novembro de 1988, de forma a fomentar cada mais estes interesses da população, nasceu a Associação Cultural e Recreativa de Cardielos. Desde a sua criação, muitos foram os projetos que se desenvolveram e que deram mais vida e dinamismo à freguesia.
No passado mês de dezembro, juntaram-se na Quinta do Casão, sócios e amigos da Associação para celebrar a sua história, para recordar o que foi feito no passado de forma a projetar melhor o futuro.
Muitos foram as crianças, os jovens e os adultos que beneficiaram das ofertas culturais e desportivas disponibilizadas pela Associação, ao longo destes anos.
Muitos foram aqueles que ajudaram e continuam a ajudar a Associação a chegar mais longe, através dos Intercâmbios Internacionais, dos concursos de fotografia e dos concursos de acordeão a nível Nacional, dos grupos de teatro e musicais e das suas equipas de futebol.
Atualmente, a Associação Cultural e Recreativa de Cardielos continua a trabalhar para o bem das suas gentes. A escola de concertinas é um enorme sucesso com alunos de todas as idades, tal como as aulas de dança e a equipa de futebol de Veteranos do Alto Minho. São várias as atividades que vão desenvolvendo ao longo do ano -a festa de São João, os torneios de sueca e futebol, as caminhadas, os concursos de fotografia para além de outras atividades pontuais.
Parabéns a todos aqueles que durante os 35 anos de existência da ACRC se preocuparam em responder às necessidades e expectativas dos Associados e da Comunidade em geral.