Foi com enorme alegria que li no jornal “A Aurora do Lima”, do dia 06 de maio de 2021, que a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou em reunião, por unanimidade, a aquisição a coleção deste jornal, de 1855 até à atualidade, visando a “sua preservação”. O valor aprovado foi de 170 mil euros. O Sr. Presidente da Câmara Municipal disse, no citado jornal: “este é um património importante para Viana, mas também para o país”. Na verdade, assim é. O referido autarca disse ainda que a “a autarquia também está a negociar a aquisição do edifício para a criação de um “Espaço Memória e Hemeroteca Municipal”. No editorial deste número da “A Aurora do Lima” escreveu-se que “nesta casa vai-se poder respirar melhor, porque esta riqueza, que tão mal acomodada tem estado, vai ser protegida e passar a habitar um espaço digno para assim poder desempenhar o seu papel de divulgador do conhecimento, com vantagem de, a curto prazo, estar também acessível, a todos online. Daí que seja de louvar o empenho da Câmara Municipal e do seu presidente, sem esquecer a unanimidade da vereação, para que esta arrojada iniciativa tivesse sucesso”.
O referido autarca, também referiu que “estamos a criar condições para que o jornal mais antigo do país[1] possa continuar a garantir o seu património”. A “Aurora do Lima”, ao longo dos seus 165 anos de publicação, para além de se revelar um caso raro de longevidade, tem sido o arauto dos mais prementes anseios dos vianenses e das gentes do Alto Minho, sendo hoje, ainda, um instrumento fundamental para conhecimento da história da cidade de Viana do Castelo e, no fundo, de toda a nossa região.
Uma nota a carecer de esclarecimento tem a ver com a continuação do jornal, uma vez que, como vem sendo citado, “esta decisão é de aquisição do espólio documental, estando prevista uma outra (a discutir em nova reunião camarária) de aquisição do edifício para servir de Casa da Memória do “A Aurora do Lima” e Hemeroteca”. Esta notícia é fundamental para saber da garantia e independência do nosso querido jornal.
Para quem, como eu, colunista da “A Aurora do Lima”, que espera todas as semanas ansiosamente pelas notícias da minha querida Viana do Castelo, é fundamental saber este jornal vivo e independente.
Obrigado Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Vereação. Parabéns a Viana do Castelo e à região do Alto-Minho. Parabéns vianenses.