Melgaço assinala 50 anos do 25 de Abril 

Melgaço celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril ao longo de todo o mês. Exposições, homenagens, conferências, testemunhos, literatura, espetáculos musicais, sessões de cinema e animação de rua são algumas das propostas

As primeiras iniciativas acontecem já na próxima terça-feira, dia 02 de abril, e o programa estende-se até final do mês. Pelas 17h, no Espaço Memória e Fronteira será exibido o vídeo “Mesa Redonda – 50 anos do 25 de abril”, uma apresentação da gravação em vídeo de testemunhos de personalidades diversas com intervenção significativa no contexto económico, político e social, à data da Revolução.

Destaque, neste contexto e numa dimensão nacional, para o testemunho de duas personalidades que marcaram o arranque da Revolução: João Paulo Diniz, que colocou no ar a 1ª senha da Revolução; e Joaquim Furtado, que leu o 1º comunicado do Movimento das Forças Armadas aos microfones do Rádio Club Português. E, ainda, os testemunhos de António José Domingues – ex-contrabandista; Margarida Madalena Soares – retornada; Maria Emília Domingues – ex-contrabandista; Abel Alves Beites – ex-emigrante clandestino; e António Manuel Domingues – ex-combatente do Ultramar.

De seguida, pelas 18h30, no solar de Alvarinho, serão exibidas entrevistas à comunidade de alunos do pré-escolar, do 1º ciclo e da EPRAMI – Escola Profissional de Melgaço, abordando a questão “O que é para ti a liberdade?”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.