Com a ambição de dotar a cidade de um centro de atividades desportivas e de lazer, a área entre o Convento de S. Francisco, na Abelheira, e a Cova, na Meadela, foi reservada, no primeiro Plano Diretor Municipal, aprovado em 1991, para a implantação de um Complexo Desportivo Regional, com estádio municipal, pista de atletismo, pavilhão gimnodesportivo, campo de treinos, pousada da juventude, hotel e parques de estacionamento e, ainda, extensa área de lazer. O acesso ao complexo far-se-ia em alameda, a partir da rotunda da Via Entre Santos.
A primeira fase do projeto começou a ser executada com financiamento do primeiro Quadro Comunitário de Apoio. A execução foi suspensa em 1993, por esgotamento deste quadro, ficando a aguardar o prometido financiamento pelo quadro seguinte (1994-1999). No entanto, as restantes fases do projeto não foram executadas.
Recentemente, visitei o Complexo Desportivo e de Lazer do Monte do Prado, em Melgaço, inaugurado em 2001. Com estádio de futebol, campo de treinos, balneários, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagens, o Complexo integra, também, uma pousada da juventude e um hotel e, ainda, uma extensa área de lazer. Aproveitando as boas condições oferecidas por ele, na sua proximidade, está instalada a Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, agora no seu 20.º aniversário.
Parabéns a Melgaço, pelo Complexo Desportivo e pela Escola Superior de Desporto e Laser, implantados no Monte do Prado!
Parabéns aos autarcas melgacenses por terem sabido dar vida a um projeto regional que Viana do Castelo abandonou!
Carlos Branco Morais