A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)assinaram o Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado aos seus funcionários e das câmaras municipais.
Segundo a CIM do Alto Minho, que integra os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, “este compromisso insere-se na missão do projeto C-Academy, desenvolvido pelo CNCS no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
A formação está alinhada com o regime jurídico da segurança do ciberespaço, envolvendo 14 entidades intermunicipais e um total de 9.800 formandos de todo o território nacional até ao primeiro trimestre de 2026.
O envolvimento das entidades intermunicipais como parceiras do Compromisso C-Academy aproveita o conhecimento que as mesmas têm das necessidades da sua região, para promover a formação em cibersegurança e resiliência cibernética. Estas entidades são responsáveis por assegurar a inscrição de formandos para, pelo menos, três turmas da C-Academy, para vários níveis de formação.
Lusa