É o seminário “Sustentabilidade económica no Caminho de Santiago”. Um bolo em forma de seta amarela, na direção de Santiago de Compostela, é a forma como Valença vai assinalar o Dia da Galiza e de Santiago, que se celebra esta quinta-feira, 25 de julho.
Depois do sucesso dos últimos dois anos, Valença volta a ‘homenagear’ os peregrinos e os Caminhos Portugueses para Santiago com um bolo de cerca de 400 kg’s e 11 metros de comprimento.
Recorde-se que Valença é a cidade onde o Caminho Português Central, o Caminhos Português da Costa e o Caminhos das Torres convergem e se despedem de Portugal.
Assim, a Praça da República, na Fortaleza, será o local onde este bolo gigante fará as delicias de peregrinos e turistas, a partir das 11h00.
O Município de Valença convida todos os que se queiram juntar à iniciativa “simbólica, de demonstração do carinho e acolhimento que Valença transmite aos peregrinos do Caminho Português para Santiago”.
SEMINÁRIO “SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA NO CAMINHO DE SANTIAGO”
No âmbito do Dia de Santiago irá decorrer, ainda, o seminário “Sustentabilidade económica no Caminho de Santiago”, em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Assim, no dia 25 de julho, pelas 9h00 irá decorrer uma visita à Catedral de Tui; segue-se o Percurso de Caminho de Santiago entre Tui-Valença, pelo Passeio Fluvial, junto ao rio Minho, e posterior visita à Fortaleza de Valença.
Da parte da tarde, decorrerá a visualização do vídeo “Este é o Caminho” e as intervenções de Ana Paula Xavier, Vice-Presidente do Município Valença, Diana Pereira, Técnica Superior do Município
e Bruno Sousa, Professor do IPCA.