Viana do Castelo vai aumentar os lugares de estacionamento durante a Romaria d’ Agonia, entre 14 e 22 de agosto, disponibilizando para viaturas ligeiras 51 parques e mais de 8.800 lugares, revelou hoje a autarquia.
O reforço abrange ainda os lugares para autocaravanas, autocarros e táxi, indica o município.
“Durante estes dias, estarão disponíveis 36 parques de estacionamento gratuitos para viaturas ligeiras, 15 parques de estacionamento pagos, sete parques de autocaravanas e cinco parques para autocarros”, descreve a câmara.
Relativamente ao estacionamento para viaturas ligeiras, os lugares gratuitos vão ser 4.505 (houve reforço de 1.399) e o estacionamento pago é de 4.329 lugares (reforço de 710).
“Os lugares para autocaravanas foram os que mais aumentaram, com um acréscimo na ordem dos 2.062%, passando de 21 lugares oficiais para 454 (reforço de 433)”, assinala o município.
Os lugares de estacionamento para autocarros vão registar um aumento de 450%, “passando dos habituais 20 para 110 (reforço de 90)”.
Também os lugares de táxi são acrescidos em 58%, passando de 26 para 41 (reforço de 15), segundo a autarquia.
Na nota de imprensa, o município indica que ativou hoje a aplicação Romaria n’Algibeira (acesso feito através de código QR), com informação útil, nomeadamente sobre o autocarro municipal que vai circular gratuitamente em circuito predefinido, nos dias 16, 17 e 18.
O autocarro gratuito circula, naqueles dias, na linha de Monserrate (14h00 às 01h30) e linha de Santa Maria Maior (14h00 às 01h30).
O município indica que “uniu esforços com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia”.
A aplicação permite consultar informação sobre “condicionamentos de trânsito, parques de estacionamento com informação sobre tarifário, transportes, proteção civil e informação útil variada, desde sanitários, praças de táxis, farmácias”, para além da localização de ecopontos ou bebedouros etc.”
O serviço disponibiliza também uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, bem como indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.
A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751 e comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje.
Trata-se de uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana.
É considerada a maior romaria de Portugal que chama à cidade de Viana do Castelo mais de um milhão de visitantes durante os dias da festa.
Este ano, a Romaria d’Agonia vai voltar a festejar-se durante nove dias, um formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa “maior afluência” de pessoas a Viana do Castelo.
Durante aquele período terão passado pela capital do Alto Minho mais de 1,1 milhões de pessoas.
O número foi revelado pela Câmara de Viana do Castelo com base “num estudo realizado durante todos os dias da romaria, através de um questionário para avaliação da satisfação do evento”.
Lusa