A Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) renovou em 2024 a distinção do Município de Ponte da Barca a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, tratando-se do reconhecimento pelo investimento que a Câmara Municipal de Ponte da Barca tem levado a cabo na promoção das política municipais de juventude e a garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os jovens.
Para assinar esta ocasião foi hoje hasteada a bandeira oficial da rede nacional, no Dia Internacional da Juventude e em que também arrancou a edição de 2024 do Barca Jovem. Um momento protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, acompanhado por José Alfredo Oliveira, vereador da Juventude.
A integração nesta rede consolida a estratégia da autarquia na promoção de ações destinadas aos jovens, de forma a reforçar a ligação entre o movimento associativo juvenil e a autarquia e estimular uma participação mais ativa dos jovens na vida cívica, cultural e política do Município de Ponte da Barca.
Reconhecimento conquistado em 2021 pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, entre as vantagens da adesão a esta iniciativa destaca-se o acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; e a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre Associativismo e Juventude, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem.