Várias sessões têm o objetivo de ajudar a melhor acolher estudantes de intercâmbio
A Universidade do Minho (UMinho) promove na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, uma sessão de boas vindas e acolhimento para os estudantes de intercâmbio. A mesma integra o processo de acolhimento organizado pela instituição para facilitar o primeiro contato destes novos estudantes na UMinho. A UMinho prevê acolher neste âmbito cerca de 250 estudantes oriundos de 32 países, como Espanha, Brasil, Itália, Alemanha, Chéquia, os cinco países mais representados, mas também Albânia, Arménia, China, Colômbia, Geórgia, Japão, Jordânia, Marrocos, México, Taiwan, entre outros.
Os estudantes de mobilidade que chegam à UMinho para o primeiro semestre do ano letivo 2024/2025 irão participar numa das iniciativas do “Programa de Acolhimento” aos novos estudantes da UMinho, e que decorrerá no dia 6 de setembro, no campus de Gualtar. Na manhã desse dia, terá lugar o “Dia de boas-vindas” (Welcome Day Erasmus), organizado pela Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização, com início às 9h30, no auditório A1, e que contará com intervenções de boas-vindas da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e da diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves, entre outros.
De seguida, vão ser apresentadas algumas valências e iniciativas da UMinho, como a Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação, a Unidade de Serviços de Sistemas de Informação e Comunicações, a Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas, os Serviços de Ação Social, o programa Tutorias por Pares, a APsi, a ESN-Minho e Associação Académica, o BabeliUM e o curso de Português Língua Estrangeira, etc.
As atividades previstas para a tarde serão integradas no Programa de Acolhimento dos novos estudantes da UMinho que prevê o “Piquenique do Reitor”, “Mostra de Núcleos”, “Mostra Associativa e dos Grupos Culturais”, “Sunset Cultural” e “Sessão de boas-vindas” que irá decorrer no anfiteatro natural da Escola de Economia e Gestão, no campus de Gualtar. No dia anterior, 5 de setembro, os estudantes de mobilidade são ainda convidados a participar no primeiro dia de atividades de integração que incluem o GPS pelos campi, “Conhece os Arredores” e o City Tour, atividades que contam com a colaboração da AAUMinho e ESN-Minho.
A Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização organiza anualmente, e no início de cada semestre, um programa de acolhimento e orientação para dar a conhecer a UMinho aos estudantes de mobilidade, fornecendo-lhes toda a informação relevante de forma a facilitar a sua estadia e o processo de integração.
Estudantes internacionais já fazem parte da família UMinho
Provenientes de 6 nacionalidades, os 101 estudantes internacionais que irão chegar à UMinho neste ano letivo irão participar nas atividade integradas no Programa de Acolhimento que a instituição está a promover, em parceria com a AAUMinho. Ainda assim, o primeiro contacto destes estudantes com a UMinho já aconteceu com sessões online que decorreram de abril a julho e serviram para esclarecer eventuais dúvidas que surgiram antes da viagem para Portugal e do arranque do ano letivo. Estas sessões serviram ainda para dar a conhecer a instituição, a sua missão, formação, serviços e valências extra-curriculares. O Brasil lidera como o país que mais estudantes faz chegar à UMinho, seguido de, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mongólia e Peru.