Caminha dedica o mês de outubro aos seniores

O Município de Caminha vai dedicar o mês de outubro aos seniores, concentrando, ao longo de todo o mês, um conjunto de atividades preparadas especialmente para os cidadãos menos jovens. Há conferências, exposições, workshops, música, desporto e outras iniciativas. O objetivo é proporcionar tempo de qualidade aos cidadãos de uma faixa etária mais elevada, promovendo o lazer e o convívio. Haverá também iniciativas destinadas aos cuidadores e muitas são abertas à comunidade em geral.

E a programação arranca logo no primeiro dia de outubro, terça-feira, e com música, porque na mesma data se assinala o Dia Mundial da Música. Em palco a animação está garantida, com “Siga a Farra”. O local é o Pavilhão Municipal de Caminha – Fernando Lima, desde logo um espaço com capacidade para acolher público numeroso. Esta é uma iniciativa destinada às IPSS e à comunidade. A entrada é gratuita.

Mas o programa é vasto. Importa, porém, chamar já a atenção para quarta-feira, dia 9 de outubro, e para a inauguração da exposição fotográfica “Recantos com Memórias”, pelas 10h30. Vai ser no Museu Municipal de Caminha e a mostra estará patente ao público até final deste ano, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Este é um projeto que apela à memória e às vivências de cada um, preparado ao longo dos últimos meses. Aos seniores foi pedido que indicassem locais, nas suas freguesias, que tivessem nas suas vidas um significado especial. O fotógrafo do Município, Luís Valadares, percorreu depois esses locais e recolheu as imagens. São centenas de fotografias que, depois de selecionadas, vão integrar esta exposição, que cada um vai admirar, com certeza, com um olhar diferente. “Foi uma forma que encontrámos para homenagear os menos jovens, mas também de revisitar o concelho e de o valorizar. Parámos aqui e ali, porque estes lugares têm muito que contar e a nossa imaginação não conhece limites”, explica o presidente da Câmara.

“Há lugares carregados de recordações, para quem aí iniciou uma história de amor, reencontrou aquele amigo de infância, recebeu uma notícia que mudou a sua vida, ou simplesmente passou tempo de qualidade, que significou nada, mas é tudo, porque é um pedaço da história de uma vida. Agora vamos imortalizar essas memórias, sob a forma de fotografia, e partilhar com todos os que quiserem visitar a nossa exposição e esperamos muita gente”, refere ainda Rui Lages.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.