Bloco questiona sobre obras no Paço de Curutelo

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda deu hoje nota que deu entrada “a um conjunto de perguntas ao Governo sobre as obras no Paço de Curutelo, em Ponte de Lima”.

O Paço de Curutelo, também conhecido como Castelo de Curutelo, considerado um imóvel de interesse público (IPP), através do Decreto nº 129/77, DR, I série, nº 226m de 20 de setembro de 1977.

“Este imóvel de interesse público é um paço em forma acastelada, com uma torre ou casa-forte com origens românicas, situado na freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, no concelho de Ponte de Lima”, pode ler-se no comunicado hoje enviado às redações, pelo Bloco de Esquerda.

“Em 2022, foi adquirido pelo Grupo Vila Galé, através da empresa Xvinus – Companhia Enoturística, Lda e tem sido alvo de várias obras para a sua conversão num hotel de 4 estrelas. Obras estas que estão a destruir e a descaraterizar o edificado e a sua envolvência. Além de nova construção de grandes dimensões e completamente dissonante com a envolvência e com o monumento, a malha anciliar do paço foi sujeita a grandes alterações, bem como a paisagem em redor foi transformada drasticamente.  Esta situação tem criado muita indignação na população do Alto Minho”, diz o Bloco.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.