O festival de Outono “Arcos Outono” está de regresso com mais de 100 eventos a decorrer entre outubro e dezembro. Durante estes meses, Arcos de Valdevez volta a oferecer teatro, desporto, gastronomia e animação.
Numa altura que por norma é mais calma e com menos procura turística, esta programação foi pensada pela Câmara Municipal para promover a captação de visitantes em altura de época de baixa, “agitar” o panorama cultural e a economia local.
Esta programação arranca com o Concerto dos Blind Zero, na Casa das Artes, no dia 12 de outubro.
O “Recontros – Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez” com 7 projetos e 10 espetáculos terá lugar de dia 18 outubro a 23 de novembro. Neste âmbito, Francisco Menezes, apresenta “Solo”, no dia 18; Paulo Pires e Emanuela Nicoli dão um espetáculo de harpa e poesia no dia 19, no Centro Interpretativo do Barroco; de 21 a 23 de outubro, será apresentado o espetáculo para público escolar “A Formiga e a Cigarra”, pelo Teatro da Raposa. Incluído no Recontros, está o “Platta – Festival Transfronteiriço de Teatro Amador” que traz no dia 25 o espetáculo “De Dolores a Lola”, apresentado pela Associação de Teatro Amador de Lanheses; no dia 26 sobe ao palco da Casa das Artes a Asociacion Diamante Producciones para apresentar a peça “La Escuela de los maridos”; dia 27 a Asociacion Dramatúrxica Pico do Castro de Foz traz-nos a peça “Mal do Miolo”. Por fim, no dia 23 de novembro a Seiva Trupe Teatro Vivo apresenta a peça “Himalaya: a invenção do Sol”.
No fim de semana de 26 e 27 de outubro o “Arcos à Mesa” regressa às mesas dos restaurantes arcuenses com o Pica no Chão, e, de 30 de novembro a 1 de dezembro traz-nos os Rojões e as Papas de Sarrabulho.
O “Paço Assombrado” regressa no dia 31 de outubro, no Paço de Giela, este ano com as atuações de David Carreira, e os Dj´s YVESV (Dj Oficial Tomorrowland), Pedro Simões (RFM) e FreakJ, assim como com a habitual animação de Halloween.
De 1 a 10 de novembro terá lugar o “Festival de Música Experimental e Improvisada – Space Festival 2024” com as atuações de Tracapangã e Aether – Cruzamento.
O “Portugal a Dançar” regressa a Arcos de Valdevez o fim de semana de 15 a 17 de outubro para a final distrital.
“Lena D´Agua” atua na Casa das Artes no sábado, dia 30 de novembro.