Ao contrário da rotunda do Continente, a rotunda da Somartis veio trazer fluidez ao trânsito, porque foi bem concebida e desenhada. O mesmo se poderia dizer da rotunda da Areosa à chegada a Viana, vindo do Norte. Isso acontece, porque ambas tem duas vias circulatórias.
Diferente foi a concepção da rotunda do Continente que, em vez de trazer fluidez ao tráfego, só veio complicar e muito, o que antes existia. Melhor fora que não a tivessem feito. Ficou “bonitinho”, apenas isso…
Agora, sobretudo nas horas de ponta, engarrafa o tráfego de todas as artérias que a ela confluem e acaba também por complicar a rotunda do Axis. Consequentemente, perturba para lá da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e, ainda, a artéria que provém da A28. Depois, causa transtornos para lá da rotunda do Hospital Particular e ainda influencia o trânsito que provém da Meadela.
Muitos automobilistas passaram a evitar esta entrada de Viana, circulando por alternativas a Norte ou a Sul, pela Argaçosa.
Isto acontece porque onde antes havia duas vias no sentido da rotunda do Axis até ao Continente, agora existe apenas uma, vá-se lá saber porquê.
Para optimizar o que está feito, havia que repor as duas vias que existiam e a própria rotunda deveria ser dotada também de duas vias que, se não tem, não é também por falta de espaço.
Mais, entre esta rotunda e o acesso ao Pingo Doce, deveria haver uma só via nesse sentido; e no sentido inverso, a partir de determinado ponto, duas vias, uma vez que a faixa vai alargando progressivamente. Tudo isto para facilitar e separar o trânsito que vai para a Meadela do que segue em frente, para outros destinos. Era o que acontecia antes, por iniciativa dos próprios automobilistas. Optaram por estrangular também esta artéria, para a reduzir a duas vias em todo o trajecto e construir um passeio larguíssimo a contornar o Continente, que ninguém aproveita
Ainda no sentido rotunda do Continente – rotunda do Axis, onde o separador se desvia ligeiramente para a esquerda, deveriam ser criadas, logo ali, duas vias, uma com destino à A28 e outra para seguir em frente, em direcção à ESE e Escola Frei Bartolomeu dos Mártires.
A lógica das rotundas é facilitar a fluidez do trânsito e não o complicar
Passe a imodéstia de quem não tem qualquer especialidade na matéria, introduzir algumas alterações ao que está feito, era uma grande benfeitoria para os vianenses que por ali transitam
João Santos
*O autor não acompanha o novo Acordo Ortográfico