O projeto municipal “Palavras com Som” foi galardoado com o Prémio Excelência Autárquica atribuído pela Cidade Social, que tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
O projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo já vencera, em maio deste ano, os Prémios Autarquia do Ano na subcategoria “Apoio às Crianças”. Esta segunda-feira, abrem as inscrições para o novo ano letivo do projeto.
“Palavras com Som” foi promovido, no ano letivo 2023/2024, em dois agrupamentos escolares de Viana do Castelo, abrangendo 4 jardins-de-infância, trabalhando com 12 grupos, num total de 139 crianças.
Criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pretende promover o adequado desenvolvimento da comunicação humana, potenciando capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança. Aborda a saúde infantil ao nível das competências exigidas na valência da Terapia da Fala, preocupando-se com diferentes áreas interventivas: fala, linguagem, voz, respiração, mastigação, deglutição e motricidade orofacial.
O projeto começou a ser implementado desde o ano letivo 2021/2022, inicialmente como projeto piloto “Mais Saúde melhor Infância”. É promovido pelo município vianense nos jardins-de-infância públicos do concelho, com crianças da faixa etária 5 e 6 anos, abrangendo ainda os educadores e encarregados de educação.
É implementado por uma Terapeuta da Fala que desenvolve um conjunto de atividades promotoras da observação/rastreio das crianças e da intervenção ao nível comunicativo. Estas atividades decorrem em grupo no contexto escolar, tratando-se de uma intervenção preventiva e potenciadora de aprendizagens facilitadoras de aquisições futuras, como é o caso da aquisição da leitura e da escrita.
São exemplo a realização de momentos de conto de histórias e interpretação leitora para desenvolver capacidades como a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulando a linguagem oral e a criatividade.
Pretende promover o adequado desenvolvimento da comunicação humana, potenciando capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competência essenciais ao desenvolvimento da criança.
Tem por objetivos: detetar precocemente alterações que interfiram com o desenvolvimento da criança; promover o desenvolvimento adequado da comunicação, linguagem, fala, da mastigação e da deglutição; prevenir dificuldades de aprendizagem, potenciando competências meta fonológicas e sintáticas; promover momentos de partilha de conhecimento sobre comunicação humana com os educadores de infância e encarregados de educação.