A Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSlocal) conta com os municípios da região Norte para atingir os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O compromisso com a sustentabilidade é demonstrado através dos projetos que foram submetidos na Plataforma ODSlocal por iniciativa da sociedade civil, nomeadamente de entidades como instituições de solidariedade social (IPSS), organizações não governamentais (ONG), start ups, escolas e associações, entre outras.
No total, a Região Norte apresentou 289 projetos nas várias dimensões da sustentabilidade, submetidos por 45 municípios.
A tendência de crescimento de projetos inovadores entre os municípios da região Norte na plataforma ODSlocal, já observada nos anos anteriores, é reforçada em 2024. Os municípios de Vila Nova de Gaia, com 54 projetos, Matosinhos (38), Porto (34), Viana do Castelo (33), e Paços de Ferreira com 17 projetos, são os que apresentaram o maior número de candidaturas. Destacam-se ainda as candidaturas de iniciativas inovadoras sediadas em Braga (13), Vila do Conde (10), Gondomar (9) e Guimarães (8).
Quando analisados os distritos da região Norte, o Porto reúne o maior número de candidaturas (177), seguido por Braga (42) e Matosinhos (38).