Unidade Móvel de Saúde visita freguesias mais isoladas

Três vezes por semana, a Unidade Móvel de Saúde vai estar nas freguesias mais distantes do concelho: Arga (Baixo, Cima e São João), União das Freguesias de Gondar e Orbacém e Freguesia de Dem, com uma equipa multidisciplinar, pronta para um atendimento de proximidade, destinado a pessoas com 65 ou mais anos. 

O projeto já começou na semana passada em Arga de Baixo, e tem por nome “Caminha – Dar mais Qualidade aos anos” e resulta de um protocolo firmado entre o Município de Caminha e a ULSAM – Unidade Local de Saúde de Viana do Castelo.

A Câmara Municipal de Caminha acredita numa política de Saúde adaptada às pessoas e de proximidade. Assim e mediante o protocolo já estabelecido entre o Município de Caminha e a ULSAM procedeu à reativação da Unidade Móvel de Saúde de Caminha, com o projeto itinerante “Caminha – Dar mais Qualidade aos Anos”, que visa a proximidade de cuidados de saúde às populações idosas, que residem nas freguesias mais distantes.

A Unidade Móvel de Saúde é composta por uma equipa multidisciplinar, que engloba profissionais de saúde e terá a sua intervenção focada na promoção de estilos de vida saudável e na promoção de uma gestão do regime terapêutico eficaz.

O seu funcionamento é assegurado pela UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Caminha, no que respeita a materiais bem como à equipa de saúde, competindo ao Município a disponibilização da viatura, a sua manutenção e a disponibilização do motorista.

Os objetivos essenciais são melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde dos utentes que residem em freguesias mais distantes das unidades de saúde e efetuar uma intervenção de saúde de proximidade realizada pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Caminha. 

Os horários e a rota de itinerância já estão definidos até final de dezembro.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.