Na época natalícia, Monção fica mais atrativo e sedutor, brilhando de uma forma especial. O programa de animação arrancou com a ligação da iluminação de Natal, no passado dia 29 de novembro, continuando, até 05 de janeiro, com diversas atividades para uma visita demorada e enriquecedora à nossa terra.
Com o apoio do associativismo local, apresentamos uma exposição de grinaldas que podem ser apreciadas nas fachadas do Edifício do Loreto e do Museu do Alvarinho, bem como na Praça da República. Com trabalhos criativos e diversificados, participaram 41 instituições, coletividades e clubes do concelho.
A presente exposição é reveladora da importância que o movimento associativo dedica à quadra natalícia, constituindo um motivo bastante interessante para um “percorrido” tranquilo pelo centro histórico da vila de Monção.
Em cada grinalda está a imaginação, a história e a sensibilidade de cada instituição, coletividade e clube. Em cada grinalda está a magia e o calor de uma época que fortalece, em cada um de nós, valores como a partilha e a solidariedade.
Os empresários e comerciantes locais também aderiram à iniciativa, apresentando no interior e montras dos seus estabelecimentos comerciais vários exemplares de grinaldas, endereçando-lhes o toque mágico desta época festiva.
Vindo de anos anteriores, onde foi executado ao vivo, encontra-se patente ao público, na Avenida D. Afonso III, um presépio de Natal em madeira da autoria de três artistas galegos: Juan Coruxo, Remigio Davila e Rosendo González.