14 histórias de vida de utentes de IPSS’s do Alto Minho compiladas em livro para inspirar gerações vindouras

‘Incríveis Pessoas Comuns’ é o nome de um livro e de um projeto intergeracional que visa celebrar a vida daqueles que nos precedem, dignificando as histórias das pessoas mais velhas e enriquecendo a sociedade com exemplos de coragem e sabedoria que já existem e que ainda têm muito a contribuir. Vasco Araújo, diretor executivo no Centro Paroquial e Social de Lanheses, resume 14 pequenas biografias de pessoas de 14 IPSS’s de todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo, com idades entre os 70 e os 101 anos, por representarem testemunhos de vida marcada por experiências únicas e inspiradoras.

A apresentação pública deste projeto comunitário sem fins lucrativos está agendada para o dia 7 de janeiro, terça-feira, às 14h00, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, e contará com a presença das 14 pessoas visadas e do autor do livro, bem como das personalidades que assinaram os prefácios do livro, nomeadamente o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, da ex-diretora do Centro Distrital do ISS, Cristina Oliveira, do pároco e Presidente da IPSS de Lanheses, Padre Daniel Rodrigues.

Cada capítulo do livro ‘Incríveis Pessoas Comuns’ é dedicado a uma história de vida distinta, revelando as complexidades, as lutas e as conquistas de pessoas singulares. Cada página foi projetada para inspirar leitores de diferentes idades, desafiar os preconceitos relativos ao envelhecimento e a trazer reconhecimento ao valor social das pessoas mais velhas. Um trabalho desenvolvido pelo Centro Paroquial e Social de Lanheses que pretende ser mais abrangente e dinâmico, com a construção de um website dedicado ao projeto, por forma a continuar a documentar bioconversas e biografias de pessoas mais velhas e a expandir-se, no futuro, para formatos como documentários e banda desenhada, adaptada a todas as idades.

Para o mentor do projeto, Vasco Araújo, “este projeto é inclusivo pois, além do reforço do contacto e do trabalho coletivo entre instituições do terceiro sector, prevê a visita a diferentes comunidades escolares, transportando esta intenção de movimento transformador e incrementador de uma sociedade cada vez mais inclusiva e humanizada”. Durante cerca de 10 meses, Vasco Araújo ouviu e escreveu as histórias de sete mulheres e sete homens a residir em IPSS’s do Alto minho, “histórias que representam uma dádiva de sabedoria e um exercício de grande humildade”, assegura.

Respondendo aos desafios lançados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 10), pela Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 e pela Estratégia Europeia para os Cuidados, o projeto Incríveis Pessoas Comuns tem como objetivos os de (1) valorizar e dar visibilidade a pessoas anónimas com vidas extraordinárias, criando um legado inspirador para futuras gerações, (2) promover uma visão inclusiva e infoinclusiva do envelhecimento, (3) estimular o contacto intergeracional, (4) preservar as tradições e as culturas locais, vividas na primeira pessoa, (5) combater o idadismo e (6) beneficiar as instituições do terceiro setor, destacando o papel positivo e transparente relativo ao trabalho que realizam diariamente junto dos seus utentes mais velhos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.