Alunos do 3.º e 4.º ano da Escola Básica do Vale do Mouro plantaram 140 árvores autóctones (sobreiros) na freguesia de Segude.
Realizada no âmbito do Programa Eco-Escolas, na ação de reflorestação, que contou com a presença da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, participaram elementos da Quercus, Corticeira Amorim, Serviço Municipal de Proteção Civil, ICNF, Sapadores Florestais de Merufe e Junta de Freguesia de Segude.
A plantação de árvores realizou-se numa zona já reflorestada, revelando o cuidado e a atenção colocados na manutenção daquela área, através da substituição de alguns exemplares plantados anteriormente.
Esta atividade ao ar livre representa uma mais valia para o desenvolvimento saudável dos mais novos, incutindo-lhes valores fundamentais relacionados com a cidadania ativa e a responsabilidade ambiental.
No fundo, sinaliza mais um passo na educação ambiental dos mais jovens que, certamente, terá um reflexo positivo no futuro, reforçando-se, dessa forma, a criação de uma sociedade com consciência e matriz ecológica.
Após a ação de reflorestação, as crianças tiveram a oportunidade de saber mais sobre a vespa velutina. Pela voz de Miguel Rodrigues, na sede da Junta de Freguesia de Segude, foram transmitidos conhecimentos sobre o tema e mostrados ninhos e armadilhas usadas na sua captura.
A curiosidade inicial transformou-se, rapidamente, em interesse claro pelos procedimentos e métodos utilizados, tendo as crianças lançado várias perguntas. Com tempo acinzentado, a manhã fora da sala de aulas revelou-se sorridente e produtiva.
