Monção inaugura monumento de homenagem aos bombeiros

No âmbito do programa comemorativo do 125.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, realizou-se, ontem, no período da manhã, a inauguração do monumento ao bombeiro, na área ajardinada frontal ao quartel.

Da autoria de Ricardo de Campos, a peça escultórica, com altura de 3,40 metros e base de 1,30 metros, foi concebida em aço corten. Em síntese, representa a bravura e a coragem dos “soldados da paz”, bem como o auxílio e o socorro que, generosamente, prestam à população.

Na parte inferior, vislumbra-se o brasão de Monção e o símbolo dos bombeiros, onde se destaca a Fénix, figura mitológica renascida das próprias cinzas. Na parte superior, um bombeiro com uma criança ao colo, simbolizando, neste gesto protetor, com expressão luminosa, todos os bombeiros e toda a população monçanense.

Após gesto de agradecimento a José Garcia, junto ao monumento, seguiu-se, no salão nobre da instituição, a assinatura do auto de entrega do espólio documental da AHBVM, ao Arquivo Municipal de Monção. Desta forma, toda a documentação será devidamente tratada, catalogada e valorizada, tornando-a mais acessível aos estudantes, historiadores e público em geral.

A sessão solene prosseguiu com entrega de medalha ao antigo comandante da corporação monçanense, Francisco Pinto, e diplomas aos associados com 25, 50 e 75 anos de ligação à associação. Muitos não estiveram presentes. O diploma ser-lhes-á entregue posteriormente.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!