O concelho de Monção, rico em tradições e cioso da sua identidade cultural e etnográfica, é palco de variadas manifestações promotoras e defensoras dos usos e costumes locais. Os grupos de folclore, com o seu repertório e vestimentas, são um dos exemplos vivos dessa genuinidade que “teimamos” em preservar.
Com os meses quentes, surgem os festivais feitos na sede do concelho e em várias freguesias. São momentos de intercâmbio entre os participantes e de convívio entre o público.
O ciclo abre-se este sábado, 31 de maio, pelas 21h00, no lugar do Mosteiro, em Longos Vales, continuando, nos meses de junho, julho e agosto, com a realização desta manifestação popular em diversas freguesias.
Participam os Grupo Folclórico “Estrela dos Vales”, Rancho Folclórico de Gouveia (Serra da Estrela), Grupo Folclórico de Danças e Cantares “Os Camponeses de Navais” (Póvoa de Varzim) e Grupo Folclórico de Barcelinhos (Barcelos).