Conclusão da Ecovia é prioridade para a frente Atlântica de Viana

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assumiu a importância de concluir a Ecovia Litoral Norte como elemento-chave para a valorização da frente atlântica do concelho e das freguesias envolventes. O projeto depende agora de uma solução de financiamento articulada com a Agência Portuguesa do Ambiente e os municípios vizinhos.

“O percurso que está por concluir liga os concelhos de Viana, Caminha e Esposende, por isso exige uma resposta coordenada entre os três”, afirmou Luís Nobre, num encontro com representantes e agentes associativos da freguesia de Vila Nova de Anha, acrescentando que “cada município vai executar o seu projeto, mas tem de haver um fio condutor, orientado por princípios de mobilidade sustentável, que valorize a coesão territorial e promova formas de deslocação amigas do ambiente”.

Um dos principais “desafios”, apontou, é a ligação entre as margens do Rio Lima. “Só existirá efetivamente uma ecovia, que ligue os três municípios, se tivermos uma opção para a travessia pedonal e ciclável entre as margens esquerda e direita do Rio Lima”, garantiu o candidato, recordando que para isso a Câmara Municipal de Viana lançou um concurso internacional de ideias e já tem uma solução identificada. “O próximo passo é garantir a verba para a sua concretização”, assegurou.

Vila Nova de Anha será uma das freguesias diretamente beneficiadas com a extensão da ecovia. Mas a estratégia para o futuro passa também por afirmar o Rodanho, que este ano recuperou a classificação de Praia de Banho. “É uma das zonas balneares mais bem preservadas do concelho, com elevado valor ecológico e paisagístico, que queremos potenciar”, destacou Luís Nobre que nas próximas autárquicas concorre a um segundo mandato. Atualmente, Viana do Castelo conta com mais de uma dezena de praias distinguidas com Bandeira Azul e Bandeira Dourada, resultado do investimento municipal na vigilância, limpeza e preservação ambiental da orla costeira.

Luís Nobre sublinhou ainda que Viana do Castelo deve valorizar o mar em todas as suas dimensões, vincando o papel do Porto de Mar como infraestrutura essencial para reforçar a competitividade do concelho: “Temos de olhar para o mar como um ativo estratégico. Não apenas turístico, mas como fonte de inovação, emprego e sustentabilidade. A economia azul e verde é uma oportunidade que Viana não pode desperdiçar”.

Durante o encontro em Vila Nova de Anha, no âmbito do ciclo de auscultação que está a realizar pelo concelho, o candidato destacou também o investimento de cerca de dois milhões de euros canalizado para a freguesia nos últimos quatro anos. Entre os exemplos, destacou o relançamento do complexo desportivo com um novo relvado sintético e a compra da piscina do Centro Social e Paroquial por parte do Município. Neste último caso, a intervenção tem uma dupla finalidade, conforme explicou: dotar este equipamento de uma nova funcionalidade e, simultaneamente, robustecer a capacidade financeira do Centro, para que consiga terminar a ERPI e abrir portas com novas vagas para a população sénior.

Para o futuro, Luís Nobre reconheceu ainda a necessidade de renovar a rede de saneamento da freguesia, que, apesar da elevada taxa de cobertura, apresenta sinais de envelhecimento.

“Vila Nova de Anha é um exemplo de como a união e o espírito de comunidade podem transformar uma freguesia. E é isso que queremos para Viana: um concelho mais próximo das pessoas”, reforçou.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!