O grupo musical D.A.M.A. esteve ontem em Ponte de Lima, na primeira noite das Feiras Novas, que decorrem até domingo.
Depois de terem estado em agosto em Viana do Castelo a gravar um videoclipe, foi a vez de marcarem presença numa das últimas romarias do Alto Minho.
Hoje, quinta-feira, dia 11 de setembro, pelas 18h, acontece a apresentação do livro “A Emblemática Raça Barrosã”, com conteúdos da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã, edição do Município e da Associação Concelhia das Feiras Novas. A partir das 21h00, o Largo de Camões recebe concertos das Bandas de Música de Estorãos e Aboim da Nóbrega. Em simultâneo, o Festival de Gaitas anima a Rua Cardeal Saraiva com grupos de Portugal e da Galiza. A noite prolonga-se na Expolima com o Music Fest “Viva as Feiras Novas”, das 22h às 04h.
Na sexta-feira, 12 de setembro, a festa começa cedo com a Salva de Morteiros às 08h. A noite é preenchida com Cantares ao Desafio, protagonizados por nomes como Ruizinho de Penacova e Carminha, entre outros, bem como momentos de Fado no Jardim do Paço do Marquês e Tunas no Largo de Camões. A madrugada pertence novamente ao Music Fest na Expolima, com música das 00h às 06h.
O sábado, 13 de setembro, é a primeira Feira Franca e um dos dias mais intensos do cartaz. A partir das 08h, há Zés Pereiras, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, seguidos de concertos pelas bandas de música de Ponte de Lima e Gueifães. A Expolima acolhe os Concursos Pecuários, que este ano incluem várias raças autóctones, e à tarde, o evento “O Cavalo Garrano nas Feiras Novas”, com concursos e demonstrações equestres. Às 15h30, arranca o emblemático Cortejo Etnográfico, considerado um autêntico museu vivo das tradições limianas. A noite é dedicada às Rusgas e Concertinas, ao Music Fest e ao aguardado espetáculo de fogo de artifício “Noite do Fogo”, às 00h30 no Centro Histórico.
O domingo, 14 de setembro, Segunda Feira Franca, começa com os sons tradicionais da manhã e as bandas de música da Trofa e da Junqueira às 09h00 no Largo de Camões. O Cortejo Histórico, às 15h30, tem como tema “E Fez Vila o Lugar de Ponte – 900 Anos de Foral”, um tributo à longa história da vila. A tradicional Tourada decorre na Expolima às 18h00, e à noite, o Festival Limiano de Folclore enche de cor e música os palcos da vila, a partir das 21h00. A noite termina com o Fogo do Meio às 00h00 e mais uma madrugada de Music Fest.
A festa culmina na segunda-feira, 15 de setembro, com a última Feira Franca. O dia é reservado à componente religiosa, com destaque para a Missa Solene às 10h30, as Vésperes Solenes às 16h na igreja matriz, e a majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores, às 16h30. Após a Despedida das Bandas às 19h, a última noite de festa será celebrada com um animado baile no Largo de Camões, ao som do grupo Kalhambeke.
As Feiras Novas de Ponte de Lima 2025 são muito mais do que uma romaria. São a expressão viva da cultura popular minhota, onde o sagrado e o profano convivem em perfeita harmonia, num espírito de comunidade, alegria e tradição.
