No âmbito das Comemorações do 316.º aniversário de Regimento de Cavalaria N.º6, vários militares daquela unidade, transportados em duas viaturas operacionais, uma de vigilância e outra de combate, estiveram, há dias, na Praça Deu-la-Deu Martins.
Além de assinalar a data, a passagem por Monção, que acontece nos demais concelhos da região, teve como finalidade sensibilizar a população local para a vida militar, através de um maior contacto com os militares, viaturas e equipamentos.
A presença dos militares do Regimento de Cavalaria N.º6, na Praça Deu-la-Deu, chamou a atenção de muitos monçanenses, em particular crianças e jovens, que participaram, com curiosidade e interesse, nesta ação de divulgação e aproximação.
Recorde-se que o RC6 foi criado em Chaves, em 1709, com o nome de Regimento de ‘Dragões de Trás-os-Montes’, tendo sido transferido para Braga, em 1808, com a reorganização do Exército Português para fazer face às Invasões Francesas.
Mais de século e meio depois, em 1979, o Regimento de Cavalaria Nº6 passa a utilizar as instalações do então extinto Regimento de Infantaria Nº8, fixando-se, a partir dessa data, nas atuais instalações do Quartel do Areal, na freguesia de S. Vicente.
