“Cinto-me Vivo” não regista vítimas em Viana

Entre o dia 09 e 015 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.

Durante a operação, foram fiscalizados mais de 5,4 milhões de veículos em todo o país, com 648 infrações registadas por uso incorreto ou ausência de dispositivos de segurança. Apesar do elevado número de fiscalizações, Viana do Castelo não registou qualquer vítima mortal durante o período da campanha, ao contrário de distritos como Coimbra, Setúbal e Lisboa, onde ocorreram os sete acidentes fatais contabilizados.

A campanha incluiu também ações de sensibilização presenciais, que decorreram em cinco localidades do continente e nas regiões autónomas, alcançando 702 condutores. A principal mensagem transmitida foi clara: usar sempre, e corretamente, os dispositivos de segurança salva vidas – mesmo em trajetos curtos.

Este foi o nono momento de fiscalização intensiva do ano, integrado no Plano Nacional de Fiscalização 2025, que já levou à realização de 41 ações de sensibilização e à fiscalização de mais de 51 milhões de veículos por radar desde janeiro.

A campanha “Cinto-me Vivo” reforça a ideia de que a sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e que os comportamentos dos condutores continuam a ser decisivos na prevenção de acidentes.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!