GAL Costeiro Litoral Norte abre candidaturas para dinamizar a Economia Azul e a valorização dos produtos do mar

Abrem no próximo dia 07 de outubro as candidaturas a dois novos avisos promovidos pelo GAL Costeiro do Litoral Norte, no âmbito do Programa MAR2030. Estas iniciativas estão orientadas para apoiar a inovação empresarial na Economia Azul e o desenvolvimento de projetos relacionados com a pesca e a aquicultura, abrangendo as freguesias litorâneas e estuarinas dos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende. 

Os novos avisos integram a execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) do GAL Costeiro do Litoral Norte e refletem uma visão de desenvolvimento sustentável, assente na valorização das comunidades costeiras, na conservação ambiental e na promoção da identidade marítima do território, incentivando novas dinâmicas económicas e a criação de emprego.

O aviso “Do Mar ao Prato” (MAR2030-2025-39) visa apoiar projetos que promovam a valorização dos produtos da pesca e do receituário das comunidades piscatórias, a introdução de pescado em cadeias locais como cantinas e restaurantes, circuitos curtos de comercialização e o desenvolvimento de novos produtos alimentares a partir de espécies menos valorizadas. Podem candidatar-se instituições de ensino superior, centros de investigação, autarquias, associações sem fins lucrativos, cooperativas e empresas públicas ou privadas.

Já o aviso “Inovação e Empreendedorismo Azul” (MAR2030-2025-40) destina-se a instituições de ensino superior, empresas e cooperativas. O objetivo é apoiar projetos inovadores, incluindo investigação aplicada, em áreas como energias marítimas renováveis, construção e reparação naval, aquicultura e outros domínios de empreendedorismo, emprego e desenvolvimento económico ligados ao mar.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!