A Paróquia de São Miguel de Cabaços, no Arciprestado de Ponte de Lima, vai celebrar o “Dia dos Fiéis Defuntos” com a distribuição do “Pão das Almas”.
Em comunicado, o pároco Emanuel Martins Dias explica que «“O Pão das Almas” nasce das festas do Samiguel de Cabaços e será distribuído no “Dia dos Fiéis Defuntos”. «As festas do Samiguel deram à luz as espigas de milho, que o nosso trabalho vai moer em farinha. Dessa farinha (e não só) nasce o pão que alegra o Purgatório, pois o “Pão das Almas” é entregue às pessoas que sufragam os Fiéis Defuntos», explica o sacerdote, acrescentando que a celebração, com raízes ancestrais, «reúne as famílias em torno da intimidade da mesa, onde é bênção para todos e alimento para todas as fomes, pois mensalmente é feita a fornada da broa».
Emanuel Martins Dias salienta que essa tradição «fermenta o amor nos lares» que, em São Miguel de Cabaços são também «presenteados pelo “Pão de Santo António”. «A Comunidade tem vida continuamente e não apenas em momentos altos e o pão que repartimos é testemunha disso, pois com o coração de filhos, continuamente, oramos ao Pai, dizendo “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”», vinca, notando que «o “pão” nascido das festas do Padroeiro da Comunidade continuará a ser presença constante nas mesas e nos corações de Cabaços, num sinal de uma fé viva que se renova, partilha e alimenta ao longo de todo o ano».
Diário do Minho