Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo

A Proteção Civil alerta para as previsões de precipitação e vento forte para as próximas horas.

De acordo com Carlos Pereira, adjunto nacional de operações da Proteção Civil, o período mais crítico será na próxima madrugada, entre as 03h e as 07h.

O nível de prontidão foi elevado para 3 do Alto Minho até à Península de Setúbal, o que significa uma maior capacidade de resposta dos operacionais, adianta o responsável.

De acordo com Patrícia Gomes, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva vai começar a cair já no final do dia desta quinta-feira no Minho e Douro Litoral e vai atravessar todo o continente gradualmente ao longo do dia de sexta-feira.

No mesmo comunicado, a entidade informa que os acumulados de precipitação em 24 horas serão “muito significativos”, podendo superar os 100 mm em algumas áreas das regiões Norte e Centro, em especial em zonas montanhosas.

À semelhança do IPMA, a Proteção Civil admite que a chuva forte e persistente pode provocar inundações em zonas urbanas. Nesse sentido, recomenda a limpeza de sarjetas e valetas e a retirada de equipamentos, viaturas e outros bens de zonas historicamente inundadas.

Em comunicado, a Proteção Civil recomenda ainda que as pessoas não atravessem zonas inundadas nem estacionem veículos em locais e garagens de risco, que tenham “especial cuidado” junto a áreas arborizadas e junto à orla costeira. Pede ainda que adotem uma condução defensiva.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!