O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, apelou à participação ativa dos cristãos na vida da Igreja e na sua missão evangelizadora, durante a Missa que, no último domingo, assinalou o Dia da Igreja Diocesana, celebrada na igreja de São Domingos.
Na homilia, o prelado destacou que a Eucaristia é essencial para a construção da Comunidade, sublinhando que “a Eucaristia faz a Comunidade e a Comunidade é determinante para a celebração autêntica da Eucaristia”.
Em preparação para o jubileu dos 50 anos da Diocese, a celebrar em 2027, cujo lema é “Comunidade Diocesana – Igreja de todos e para todos”, D. João Lavrador convidou os fiéis a edificar uma Igreja “fermento evangélico no mundo”, aberta ao diálogo e à inclusão.
O bispo agradeceu ainda a forte presença dos jovens nesta celebração e pediu a colaboração de todos para encontrar “linhas renovadoras” que orientem a ação pastoral da Diocese.