No próximo dia 28 de novembro, às 18h, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe a cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025.
O Prémio A. de Almeida Fernandes tem como objetivo reconhecer e incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa, homenageando simultaneamente Armando de Almeida Fernandes, notável investigador e autor de uma vasta e relevante obra histórica. Pretende-se, assim, que o prémio constitua um estímulo à excelência académica e um exemplo inspirador para as gerações vindouras, promovendo o aprofundamento do estudo das áreas às quais o homenageado dedicou a sua vida.
O júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025 — destinado a trabalhos editados e/ou publicados, bem como a obras originais inéditas produzidas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa — foi constituído pelos Prof. Doutores Hermínia Maria de Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), José Augusto de Sottomayor-Pizarro (Universidade do Porto) e Bernardo Vasconcelos e Sousa (NOVA FCSH – Universidade Nova de Lisboa).
Após deliberação unânime, o júri decidiu atribuir o Prémio A. de Almeida Fernandes 2025 à obra Elementos Defensivos Medievais no Território da Diocese do Porto (Séculos XI-XII), da autoria de Andrea Mariani. Foi ainda atribuída Menção Honrosa à obra O Domínio do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Formação, Composição e Exploração (1131–1181), da autoria de Rui Pedro Neves, pela relevância do estudo e pela profundidade analítica com que aborda o papel económico e social das instituições monásticas medievais.
A cerimónia é de entrada livre e aberta a todos os interessados em história, património e cultura, constituindo um momento de celebração da investigação científica e da preservação da memória histórica nacional.
