Secretário de Estado da Cultura inaugurou 7º Congresso Internacional ‘Casa Nobre’ em Arcos de Valdevez

A Casa das Artes de Arcos de Valdevez acolheu a 7ª edição do Congresso Internacional “Casa Nobre”, este ano dedicado ao tema “Um Património Para o Futuro”, e que reuniu cerca de 200 participantes entre investigadores, especialistas e representantes de diversas instituições de Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Itália, Malta e Marrocos.

A sessão inaugural contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves.

Nas palavras dirigidas aos participantes, ambos realçaram a importância do evento e o património histórico do concelho, com relevo para a capacidade de enaltecer o território e abrir portas para o futuro.

 O evento, que vai na sua sétima edição, decorreu de 20 a 22 de novembro e recebeu quatro palestras, três delas internacionais, 64 comunicações de diferentes países, e 11 mesas redondas temáticas, tendo por base os quatro sub-temas do congresso: memória histórica, arquivos e documentação familiares, património construído e turismo e desenvolvimento regional.

Nesta edição foi apresentado o nono volume dedicado à Casa de Requeijo, bem como três publicações de edição municipal: “Heráldica Monumental do Concelho de Arcos de Valdevez” e “Valdevez Medieval. Documentos. III. Arquivos de Lisboa (1480-1518), para além da versão digital (e-book) das Atas do 6º Congresso Casa Nobre.

Na sessão de encerramento do Congresso, que contou com a presença da vice-presidente da autarquia arcuense, Emília Cerdeira, foi também entregue o Prémio D. Fernando José de Mascarenhas – Marquês de Fronteira, que este ano distinguiu Eduardo Domingues, investigador, ligado ao Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.

A primeira edição aconteceu em 2005, no âmbito do projeto “Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Valdevez”, iniciado em 1989 e que tem já 9 volumes temáticos de investigação profunda sobre casas históricas arcuenses e as respetivas famílias. 

A Comissão Científica do Congresso é composta por 30 membros das principais Universidades portuguesas e Centros de Investigação nacionais.

 O Congresso Internacional Casa Nobre é organizado pelo Município de Arcos de Valdevez, em parceria com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, e a Universidade do Porto.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!