Jornadas Micológicas regressam a Paredes de Coura

Este sábado, 29 de novembro, decorrem as Jornadas Micológicas do Corno de Bico, integrando um conjunto de atividades com o objetivo de proporcionar aos participantes ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, seguras e ambientalmente corretas.

Tendo por base a Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S), cujo secretariado destas XVII Jornadas Micológicas do Corno de Bico abre pelas 8h30, esta edição de 2025 são uma organização do Município em parceria com a Associação Micológica “A Pantorra”, contando com a imprescindível colaboração de professores e alunos envolvidos no programa ECO ESCOLAS.

Assim, logo pela manhã do próximo sábado realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB), para recolha e posterior identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e início do inverno. Esta iniciativa é desenvolvida sob orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica “A Pantorra” e Administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.

No decorrer deste percurso os monitores abordarão temáticas fundamentais ao desenvolvimento de atividades micológicas, tais como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade vs toxicidade, taxonomia e caracteres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.

Identificação e inventariação de fungos, oficinas de conservas e saídas de campo

Ao final da manhã, na EB 2,3/S de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos. Neste picnic privilegia-se a partilha de experiências gastronómicas.

Durante a tarde realizam-se em simultâneo uma oficina de conservas de cogumelos silvestres, monitorizada por Manuel Pereira e Daniel Robalo, que nos trarão a sua experiência sobre esta temática, nomeadamente as Conservas em Azeite, para um máximo de 30 Inscrições. Paralelamente, os participantes que não pretendam frequentar a oficina proposta poderão usufruir de uma saída de campo complementar ao percurso matinal na Praia Fluvial do Taboão. Ao fim da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores convidados.

Para finalizar os trabalhos, contaremos com a presença de Carlos Vila-Viçosa, botânico, investigador do CIBIO/UP, e administrador do Grupo Fungos de Portugal, que nos irá elucidar sobre o programa “FUN DIVE – Monitoring and mapping fungal diversity for nature conservation”, programa que promove a participação de “Cientistas Cidadãos” na inventariação de fungos, na perspetiva da melhoria da identificação e a comunicação inequívoca sobre espécies de fungos, com vista a dar visibilidade à biodiversidade dos fungos e, assim, fortalecer os esforços de conservação na Europa.

As XVII Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2025, encerram na EB2/3, S de Paredes de Coura depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!