As escolas de Viana do Castelo estão hoje encerradas devido à Greve Geral que hoje está a decorrer pelo país. Noutros setores como na saúde estão a funcionar serviços mínimos.
“No setor público, a paralisação é praticamente de 100%”, informou Augusto Silva, coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo. Este líder sindical explicava que no setor privado “há trabalhadores, uns jovens e outros com anos de trabalho, que fizeram greve pela primeira vez na vida, porque entendem que este novo pacote laboral é grave demais para não estarem solidários com esta greve”. O coordenador sindical referia que a Browning Viana “tem a produção parada, com mais de 90% de adesão à greve” e na Uchiyama “há 60% de adesão”.
N amanhã de hoje, a concentração fez-se na Praça ada República. “Nesta concentração, ficou demonstrado que há uma variedade de trabalhadores dos sectores público e privado como há muito já não víamos. Há empresas em que era praticamente impossível ter trabalhadores a fazer greve e hoje viu-se que já não é assim”, disse o líder sindical.
