Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo celebra 40 anos na próxima sexta-feira

A sessão solene decorre no Auditório Francisco Sampaio e reúne a comunidade académica, entidades institucionais e parceiros. A cerimónia ficará marcada por um momento de retrospetiva às quatro décadas daquela que é a Escola maior do universo IPVC.

Quatro décadas depois da sua criação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo afirma-se como uma instituição de referência no ensino superior, profundamente ligada às necessidades da região e aos desafios da sociedade contemporânea. Atualmente, com mais de 2 800 estudantes, a ESTG-IPVC é a Escola com mais alunos do universo do Politécnico de Viana do Castelo.

Integra hoje dez CTeSP, 15 licenciaturas, dez cursos de mestrados, duas pós-graduações e várias ações microcredenciadas de curta duração, num percurso que, segundo a diretora da ESTG-IPVC, Mafalda Laranjo, “mostra uma Escola que cresceu passo a passo, que soube aprender com cada fase e que, aos 40 anos, assume a maturidade de quem conhece o seu caminho e tem a responsabilidade de preparar o futuro”.

A sessão solene comemorativa dos 40 anos irá decorrer a partir das 14h30, com um momento musical e a sessão de abertura, que contará com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESTG-IPVC, Mafalda laranjo, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do presidente da Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, Tiago Melão.

Num olhar retrospetivo sobre o percurso da Escola, Mafalda Laranjo deteve-se de forma particular no ano de 2025 e nos desafios que marcaram esta fase de maturidade institucional. “Em 2025 vivemos um ano especialmente intenso, em que reforçámos de forma significativa a nossa ligação ao território, através do estabelecimento de novos protocolos de colaboração para estágios em CTeSP, licenciaturas e mestrados, cumprindo a missão de contribuir para o desenvolvimento regional e para a formação ao longo da vida”, sublinha.

Mafalda Laranjo recorda, ainda, que 2025, ficou marcado pela submissão de duas propostas de cursos de doutoramento, um passo que, segundo a diretora da ESTG-IPVC, “representa a ambição de iniciar uma nova página na história da Escola e de reforçar o seu papel na criação de conhecimento”.

Entre os marcos mais relevantes do último ano conta-se também a construção da maior residência académica do universo IPVC, com 400 camas e que deverá ficar concluída antes do final do verão.

A celebração ficará marcada pela sessão denominada “Ser Feliz no Trabalho e na Vida”, por Reinaldo Sousa Santos e pelos testemunhos “40 anos a Formar o Futuro”, que dão voz a diferentes gerações ligadas à Escola. O programa inclui ainda um momento de homenagens e reconhecimentos, sublinhando o contributo de quem marcou o percurso da ESTG.

A celebração prolonga-se na Biblioteca Barbosa Romero, com a inauguração da exposição “Os Cursos da ESTG em ação”, que dá a conhecer o trabalho desenvolvido nas diferentes áreas de formação, e com a apresentação da coletânea de poemas “A Liberdade em Palavras”, por Pedro Pereira.

Jornalista natural do distrito de Viana do Castelo com um percurso, sobretudo, pela Informação Regional. Exerce funções há cerca de três décadas no A AURORA DO LIMA, com foco na atualidade noticiosa vianense e alto-minhota.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!