O Município de Viana do Castelo marca presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo, um dos mais relevantes encontros internacionais do setor, que está a decorrer em Madrid até ao próximo dia 25.
O primeiro dia da FITUR ficou marcado pela inauguração oficial, que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado; do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade; bem como do presidente e do vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e Cancela Moura. Este momento solene contou ainda com a presença dos Reis de Espanha.
Viana do Castelo apresenta-se acompanhada por hoteleiros e empresas de animação turística do território vianense, pela equipa do Navio-Museu Gil Eannes e pela artesã Conceição Pimenta, que promove uma mostra dos Bordados de Viana Certificados, com demonstrações ao vivo. Estas presenças permitem dar a conhecer a identidade do território, a sua oferta turística e alguns dos seus mais emblemáticos espaços e experiências.
O município integra igualmente a World Surf Cities Network na FITUR 2026, num momento que visa reforçar a promoção das suas propostas no domínio do turismo desportivo e sustentável, incentivando a troca de boas práticas e o fortalecimento de laços entre destinos-chave do surf. Esta iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Dr. Pedro Machado, e do Presidente do Turismo de Portugal, Dr. Carlos Abade.

