Não referenciando o passado, só nos últimos cinco anos, este jornal foi cinco vezes galardoado. A última aconteceu na passada sexta feira, no âmbito do Festival Galaico do Vale do Âncora (ver pág. 13), uma iniciativa que, entre outras ações, promove “Sábios da Memória do Âncora”, para distinguir personalidades e entidades do espaço galaico-português, cujo trabalho científico, cultural, empreendedor ou comunicacional tenha contribuído de forma relevante para o estudo, valorização e difusão da herança cultural do Vale do Âncora. Foi então no domínio comunicacional que o “A Aurora do Lima” foi agraciado, “como forma de homenagem ao seu contributo duradouro para a memória, a cultura e a identidade da nossa região”; assim o tendo referido Rui Faria Viana, diretor da Biblioteca Municipal de Viana e membro do Júri, na sua intervenção – que publicaremos na nossa próxima edição – no ato de atribuição do simpático troféu a este semanário.
Não sentimos vaidade pela regularidade dos prémios e condecorações que nos vão sendo atribuídos, antes assumimos responsabilidades acrescidas na produção de um órgão de comunicação que soube resistir ao longo de décadas, numa luta permanentemente pelo desenvolvimento e elevação, a todos os níveis, do espaço e das gentes do Alto Minho, sem esquecer os problemas maiores no contexto nacional, que connosco comunicadores distintos foram tratando, valorizando um jornal que é hoje um dos maiores símbolos de Viana do Castelo.
Mas não é a todo o custo que “A Aurora do Lima” quer tornar-se imorredoura. Com altos e baixos, este jornal fez um caminho de defesa de valores, de seriedade, de ética nos seus conteúdos informativos e opinativos, de respeito escrupuloso pelos seus leitores e pela legalidade no funcionamento. Este caminho tem que continuar a ser trilhado. Não escondemos dificuldades, nem ocultamos diminuição de tiragens de exemplares quando elas existem, contrariamente a outros, que apresentam valores pomposos, não reconhecidos oficialmente; não contornamos a Lei que nos rege, operando na mais estrita legalidade, e disso muito nos orgulhamos. A Lei e a Seriedade, para nós, são valores irrefutáveis.
Assim continuaremos, porque há 170 anos de vida para respeitar; há Homens de grandeza – e tantos eles foram – que deram décadas de trabalho a esta casa e que são merecedores do nosso respeito e homenagem. Ficamos gratos a quem, mesmo que modestamente, nos agracia, porque reconhecem trabalho honrado realizado. Por isso, também afirmamos: “A Aurora do Lima” sempre.GFM