Festas custam 550 mil euros

A surpresa já foi desvendada. Na tarde de 30 de maio, em Santa Marta de Portuzelo, foi apresentado o cartaz da “maior romaria de Portugal”. Maria João Soares é a figura de destaque e enverga um traje de mordoma. A ideia é da autoria de Sara Costa e Helena Soares, duas designers locais, que vencem, pela segunda vez, o concurso internacional lançado pela Vianafestas. A festa acontece de 17 a 20 de agosto. Este ano apresenta-se com algumas alterações e está orçada em 550 mil euros.

Sara Costa e Helena Soares venceram o concurso que este ano teve a participação de 65 candidaturas, oriundas de vários pontos de Portugal, mas também do Brasil e Luxemburgo. A mordoma da festa é uma estudante de Psicologia, na Universidade de Coimbra e prima de uma das autoras do cartaz. Maria João Soares referia o “orgulho e o privilégio de representar a mulher minhota” e em ser a imagem da festa, mas frisava a “responsabilidade”. Integrante do grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, a jovem já participava na Romaria. Este ano será figura de destaque nos desfiles.

As autoras falam de um cartaz “com traços de modernidade” e que “honra a tradição”. Sara e Helena fizeram várias experiências e chegaram ao produto final.

“A nossa romaria baseia-se na tradição e de ano para ano temos consolidado essa tradição, ou seja, não introduzimos modernices. Fazemos questão que haja o desfile da mordomia, que se vá ao mar, que haja a festa do traje, o cortejo etnográfico, a serenata (…), mas cada vez com mais pessoas e mais animação”, referia a vereadora Maria José Guerreiro. Lembrando, desde logo, algumas alterações. O Desfile da Mordomia realizar-se-á na tarde de sexta-feira, 17. A Serenata, que habitualmente encerra as festas, vai acontecer no penúltimo dia, no domingo, dia 19.

A presidente da Vianafestas referia que o orçamento ronda os 550 mil euros, com a comparticipação a ser maioritariamente camarária, embora “haja algum tecido empresarial que colabora”, assim como fundos do aluguer do espaço público. A autarca considerava que “comparando com outras festas de outras regiões, cujos orçamentos são falados, é um orçamento baixíssimo, tendo em atenção as centenas de pessoas que envolvemos”.

A assinalar os 50 anos da Procissão Mar, a Vianafestas quis homenagear as “mulheres da Ribeira” e convidou 12 mulheres, que estiveram presentes na apresentação do cartaz. Fátima mora na Ribeira há 52 anos e vive as tradições desde criança. Hoje sente orgulho em contribuir para perpetuar as tradições e espera que a neta dê continuidade. António Costa já confirmou a presença na “noite dos tapetes” da Ribeira e o Presidente da República já recebeu convite para marcar presença.

António Cruz na presidência da Comissão de Festas

António Parente da Cruz assume a liderança de uma equipa de mais de três dezenas de pessoas, divididas por Comissão de Honra, Comissão Executiva, Comissão Administrativa do Santuário de Nª Sª d’Agonia e ainda secretariado.

“É muita responsabilidade, porque não é fácil substituir o Dr. Francisco Sampaio”

As inscrições para o desfile da mordomia serão feitas numa plataforma online. As festas que assinalam este ano 177 anos vão ter presente os 140 anos da construção da Ponte Eiffel.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.