Esta imagem, captada do alto do passadiço, mostra a prova urgente para que a nossa municipalidade repense no quão é útil implementar estruturas de modo a prestar melhor acolhimento aos veraneantes.
A praia da Amorosa é um lugar de veraneio por excelência no Alto Minho.
Por conseguinte, no passado domingo, eram milhares os banhistas oriundos de vários horizontes que acorreram a banhos.
Quanto ao estacionamento automóvel, a longa estrada marginal apresentava-se lotada em ambas as bermas, assim como as ruas adjacentes.
Porém, há dificuldade para os banhistas descerem ao areal da praia. Apenas três acessos e …meio, contra quinze ou dezasseis nos anos transatos, são praticáveis. Quer isto dizer, que, desde a casa das palmeiras ao norte do palco inútil, numa distância de cerca de mil metros, as multidões de banhistas são obrigadas a descer e a subir as altas dunas, pelos doze ou treze sítios onde existiam acessos corretos.
Esta situação desumana, ocasiona a constante erosão da orla dunar. Um facto, que, tais danos causados às dunas bem visíveis, agravam-se.
Além destas notas tristes, muitas outras há, que entristecem pessoas sensatas.
Ou seja. Há um quiosque encerrado há mais de um ano e meio. Será por entrave municipal? Questiona-se.
Na urbanização durante o alto verão, os trabalhos de saneamento e outros permanecem na via pública, perturbando altamente a circulação viária e a dos transeuntes.
O antigo balneário da Amorosa, encontra-se encerrado por falta de …manutenção?
As árvores a poente da Capela junto aos contentores, secaram por falta de rega?
Contudo, o murinho à entrada da urbanização arrombado há oito meses, foi recentemente restaurado. Uma nova porta em inox foi instalada na torre dos relógios, visto a anterior porta construída em ferro se encontrar totalmente apodrecida.
É pena constatar, por isso um dever de questionar a nossa Edilidade vianense, a razão pela qual despreza assim a tão prometida requalificação da área balnear da Amorosa em Chafé?
