O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco, no fim de semana de 09 e 10 de junho, do Torneio Internacional de Futsal Feminino “Cidade de Viana do Castelo”. Nesta 3ª edição estiveram em competição os clubes WFC Tesla, da Ucrânia, CFS Majadahonda, de Espanha, KTP Nieuw Roden, da Holanda, além do clube anfitrião, o Santa Luzia Futebol Clube.
A 1ª jornada realizada no sábado, dia 09, colocou frente a frente o Santa Luzia FC contra as holandesas. O encontro terminou empatado a zero bolas. No segundo jogo da tarde a equipa espanhola alcançou a sua primeira vitória, derrotando as ucranianas por três bolas a zero. Na sessão noturna foram realizados mais dois encontros que terminaram com uma derrota do Santa Luzia FC frente às espanholas por 2-4 e com uma vitória das holandesas frente à equipa ucraniana por 3-0.
No domingo, dia 10, a manhã estava reservada para uma concentração de academias e escolinhas de futsal e futebol. Em competição esteve o EDC Gondomar; Grupo Desportivo Ricardinho 10; Sport Clube Vianense e a Academia de Futsal do Santa Luzia FC. Os mais de 100 atletas presentes, com idades compreendidas entre os cinco e 12 anos, tiveram assim a oportunidade de jogar num palco único, onde todos os minutos foram aproveitados com muita diversão e competição saudável.
Para a tarde de domingo estavam reservados os dois últimos encontros do torneio. No primeiro jogo da tarde confirmou-se a superioridade da equipa espanhola vencendo as holandesas por 2-1. Com a derrota das holandesas no primeiro encontro da tarde, avistou-se a possibilidade do Santa Luzia FC terminar o torneio na segunda posição.
O Santa Luzia entrou determinado no jogo e desde cedo começou a construir a vantagem que lhe permitiu chegar ao intervalo a vencer por 0-4. No início da segunda parte o Tesla reagiu e conseguiu reduzir para 2-4. Francisco Mandim decide arriscar a jogar com guarda-redes avançado, o que colocou enorme pressão da equipa do Tesla. O quinto golo do Santa Luzia chegou a dois minutos do fim do encontro, e o sexto golo, que carimbou o segundo lugar no torneio para o Santa Luzia foi concretizado quando faltavam apenas 24 segundos para terminar o encontro. Um jogo de enorme emoção e um excelente fecho de competição.
(SLFC/Imprensa)