Hoje, dia 28 de julho, quinta-feira, o Centro de Atendimento Psicossocial VIH/SIDA (CAPS) do GAF vai apresentar o cartaz oficial para a sensibilização e informação da comunidade local relativamente ao rastreio das hepatites virais em Viana do Castelo. A atividade realiza-se com a parceria de várias entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal, Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo/ULSAM e NQ Digital Agency.
Após uma década de luta pela erradicação das hepatites virais, o Gabinete de Atendimento à Família (GAF) associa-se à Campanha Mundial “Find the Missing Millions” organizada pela World Hepatitis Alliance (WHA).
O programa a nível global tem como objetivo ajudar os países a atingir a meta global para diagnosticar 95% das pessoas até 2030, promover a consciencialização, influenciar as políticas nacionais de vigilância epidemiológica e incentivar as pessoas a fazer rastreio. Dados fidedignos mostram que, no ano passado, foram diagnosticadas mais de 25 mil pessoas com hepatite viral em Portugal (WHA; junho, 2018).