Para contar a história do Grupo de Danças e Cantares de Serreleis é quase obrigatório começar por contar a história do seu fundador, o Sr. Domingos Fernandes Vieira.
Era, tanto quanto sei, um homem de negócios na área da construção civil. Teve muito sucesso na área geográfica perto da capital (Lisboa) onde esteve radicado com a sua esposa e filhos.
Sempre que podia regressava a Serreleis. Terra que era a menina dos seus olhos e isso verificava-se na participação ativa em várias áreas, desde religiosas, políticas e culturais. Para além de ter sido um grande benemérito, sobretudo nesta paróquia de Serreleis, deixou marcas tamém ao contribuir para o alargamento da Avenida da Igreja, mas também quando convidava, no final das festas do padroeiro, todos para um lanche-convívio que disponibilizava em casa. Foi na casa do próprio onde decorreram muitos dos ensaios do rancho antes deste ter uma sede própria.
O grupo de Danças e Cantares de Serreleis foi fundado em setembro de 1982 e teve como objetivo divulgar os usos e costumes da freguesia no pais e no estrangeiro. Foi fundado por um homem que era um sonhador, um visionário e que sabia que tudo iria mudar, mas que era importante preservar a identidade da sua terra, dos seus usos e costumes. Isso há mais de 36 anos.
Nas festas de São Pedro e São Paulo, que aconteceram no último fim de semana, o grupo marcou presença no desfile dos grupos folclóricos e atuando em palco.
No dia 09 de junho realizaram o seu 33º festival de folclore, com a participação de mais três grupos: o rancho Folclórico de Cabeço de Vide; o Grupo Folclórico de Venda Nova e o Rancho Folclórico da Associação Cultural da Livração.