- Anacleto Oliveira, bispo da Diocese de Viana do Castelo, com uma comunidade cristã católica de cerca de 340 000 crentes, orientou pessoalmente e presidiu, na freguesia de Lanheses, nos dias 06 e 07 de julho, a solene cerimónia da Confirmação pelo Crisma a batizados de ambos os sexos e diferentes idades, sendo 14 das paróquias de Santa Eulália de Lanheses, 9 de São Paio de Meixedo, e um da de Arcos do concelho de Ponte de Lima.
O solene cerimonial da administração do Crisma decorreu na igreja paroquial da mencionada freguesia no decorrer da Eucaristia dominical, a qual foi presidida pelo Senhor Bispo D. Anacleto Oliveira, tendo sido coadjuvado pelo pároco residente das paróquias de Santa Eulália de Lanheses e de S. Paio de Meixedo, padre Daniel da Silva Rodrigues, e ainda pelo padre Manuel Alves V. Costa.
Usando da sua peculiar forma de comunicar que o identifica e que prima pela leveza e simplicidade discursiva, intuição de empatia através de referências elogiosas e sentido de fino humor, D. Anacleto orientou a homilia da Eucaristia Crismal no sentido de um diálogo com os crismandos, recorrendo a elementos colhidos individualmente no decorrer do encontro vespertino de preparação prévia do ato havido na noite anterior no Centro Paroquial por ele promovido e que orientou, revelando nominalmente o que cada um deles respondeu às duas perguntas por ele propostas naquela sessão: “O que é que espero da Igreja?” e “o que é que a Igreja espera de mim?”.
No estrito cumprimento do ritual do Crisma decorreu seguidamente a administração individual dos santos óleos perfumados, tendo cada um dos crismandos autopropostos comparecido e ajoelhado junto à ara da capela-mor onde o Senhor Bispo lhes traçou na testa o sinal da confirmação e felicitou com abraço convicto e palavras de simpatia.
Foi particularmente relevante o facto de um dos ungidos ser casado, professor do ensino secundário, tendo sido o próprio filho, menor e estudante e um dos crismado na mesma cerimónia, o padrinho do seu progenitor.
Dada por finda com a benção à numerosa assembleia que participou na Eucaristia, Sua Exª Revª D. Anacleto Oliveira, já desparamentado, sorridente e sempre afável, recebeu e concedeu cumprimentos informais a todos os que a ele se dirigiram.
Uma menção muito especial para a magnífica prestação coral do jovem Grupo Coral Paroquial de Lanheses, nesta cerimónia ainda mais valorizado pela colaboração especial de dois jovens músicos convidados.