No pretérito dia 07, o Judo Clube de Viana do Castelo, deslocou-se a Cambados – Pontevedra, a fim de participar no evento “III Trofeo de Judo Infantil, Festa do Albariño” promovido pelo clube local, Judo Clube Sénin, e que mereceu a presença de cerca de duzentos judocas dos três aos 14 anos.
Este torneio, contou com a presença de vários clubes da Galiza, uma equipa de Bilbão e três equipas portuguesas. O Judo Clube de Viana do Castelo (Juviana) acudiu ao convite expresso do promotor do evento, Judo Clube Sénin.
Nessa prova, o Juviana esteve presente pelo segundo ano consecutivo e ajudou à festa. Participou com oito dos seus jovens judocas, aqueles que tinham disponibilidade e ainda não tinham partido para férias.
O Juviana participa neste torneio, por solidariedade e amizade, mas primordialmente para dar vivências aos seus atletas de vários matizes. De facto, são eventos onde se podem criar memórias e aprendizagens, quer de disciplina, de controlo emocional, de resiliência, de empenho e de decisão.
Mas é também um momento de alegria, de coesão de grupo, de partilha e apoio familiar, de encorajamento, e de construção de personalidade e de caráter.
Por tudo isto, estes momentos são importantes para a autonomia, em que o judoca tem os seus recursos, as suas habilidades e respostas e tem de as utilizar face ao desafio que se lhe coloca. Independentemente de qual seja o resultado, o atleta tem à sua espera, quem o apoia, quem o acarinha e quem com ele reestrutura a sua resposta futura, através do treino, papel fundamental atribuído ao treinador, daí a importância da sua presença e acompanhamento.
Assim, de forma positiva e alegre, os nossos atletas mostraram o seu conhecimento, a sua aprendizagem e querer. O Guilherme, o Gabriel Freitas, a Cláudia e o Diogo Cunha posicionarm-se em primeiro lugar. Por sua vez, o Tomás Moreira e a Mariana Morgado, ocuparam o segundo lugar. O Afonso Gonçalves e o Máximo Dydyuc ficaram em terceiro lugar, numa jornada muito mais importante que os resultados desportivos alcançados.
Aos pais temos de deixar o nosso obrigado pelo acompanhamento e apoio incondicional.
(Juviana/Imprensa)