80ª Volta a Portugal – Etapa de Santa Luzia é no dia 09 de agosto

A 80ª Volta a Portugal Santander passa por Viana do Castelo no próximo dia 09 de agosto. A 7ª etapa começa em Montalegre e termina no monte de Santa Luzia. A Câmara de Viana do Castelo apela à mobilização das pessoas para as várias artérias. Viana tem como embaixador o ciclista César Fonte, único representante da localidade a participar na prova.

“Esta etapa implica alguns condicionamentos no trânsito”, anunciava Vítor Lemos. O vice-presidente da autarquia lembrava que “uma vez que a Volta a Portugal traz sempre a Feira da Volta, esta, à semelhança do ano passado, realizar-se-á junto à Biblioteca e na praça da Liberdade e do eixo Atlântico, e por isso teremos cortada ao trânsito a Alameda 5 de Outubro, entre as 10h e as 20h”. A ponte Eiffel terá trânsito cortado entre as 16h e as 18h de 09 de agosto. Aquele responsável apelava à compreensão dos vianenses e visitantes. “Gostaríamos que as pessoas aderissem imenso e que estivesse muita gente na cidade. Faço um apelo para que se desloquem em massa a Viana”.

Os ciclistas entram em Viana do Castelo por Barroselas, por volta das 16h30, passando por Vila de Punhe, Vila Franca, Mazarefes, Darque, atravessando a Ponte Eiffel para entrar na cidade. Aqui atravessam a marginal, a Praça da Liberdade, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e sobem a Santa Luzia, onde devem começar a chegar às 17h20.

César Fonte, o único ciclista vianense, dizia-se “motivado” por passar em Vila Franca, a terra Natal, mas não apontava objetivos individuais, uma vez que está integrado numa equipa que pretende vencer a Volta e onde todos têm de trabalhar para conseguir. Pela nona vez a participar na Volta a Portugal, e a segunda vez que passa em Vila Franca, César Fonte admite que “gostava de vencer na minha terra” e, apesar de considerar que a etapa não é “uma Serra da Estrela” ou “uma Senhora da Graça” é, segundo o ciclista da W52-FC Porto, “uma etapa muito importante para quem quer discutir e vencer a Volta a Portugal. E este ano ainda mais porque ao oitavo dia o pelotão já está cansado”.

O ciclista agradecia o apoio do Município de Viana ao ciclismo, lamentando que a modalidade tenha perdido atletas oriundos do concelho. “Tínhamos o Rui Sousa, que era uma referência no ciclismo nacional e agora só estou eu”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.