A Ronda Típica da Meadela, comemorou no passado dia 24 de julho 58 anos da sua fundação, com a celebração de uma Eucaristia de Ação de Graças, pelas 18h30 na igreja Paroquial da Freguesia. A eucaristia foi celebrada pelo Monsenhor Manuel Vilar e animada pela Ronda Típica e Coro Paroquial.
Finda a Eucaristia, todos os elementos da Ronda, familiares, amigos e convidados reuniram-se em convívio para celebrar tão importante efeméride.
Fundada em 1960 pelo etnógrafo José Figueiras, pai da Diretora Drª Laurinda Figueiras, a Ronda Típica da Meadela, apresentou-se em público pela primeira vez, num serão de arte poética Luso-Galaica, organizado pela Comissão de Festas da Freguesia.
De salientar que a Ronda Típica da Meadela, não só leva a todo o país e estrangeiro a alegria das suas danças e cantares, como tem ao longo dos anos procurado manter vivas um conjunto de tradições, que o tempo teima em apagar, como é o caso da do cantar das Janeiras de porta em porta pelo seu Grupo de Janeiras. A realização do “Festival de Maio”, agora designado de “Festival Cores de Maio” e a organização da Semana da Cultura, por ocasião das Festas da Meadela, entre outros eventos.
Também alternadamente organiza «em colaboração com a Comissão de Festas» o Festival de Folclore da Meadela, que se realiza em cada ano, integrado nas Festas da Meadela, no qual participa todos os anos.
À Ronda Típica da Meadela, na pessoa da sua Diretora, deixamos os nossos parabéns por mais um aniversário, com votos de muito êxito em todas as suas apresentações, elevando bem alto o nome da Meadela e de Viana do Castelo.