Recordar o reitor padre Cândido

O padre Cândido Parente Castilho faleceu há 25 anos e , segundo informações recolhidas no cemitério de Cardielos, onde está sepultado, foi pároco de Campos; Nogueira; S. Salvador e Cardielos. Nasceu a 03 de Outubro de 1912 e faleceu a 13 de agosto de 1993.
O padre Cândido Castilho faleceu precisamente no período em que era reitor desta paróquia de São Pedro. É de salientar a sua naturalidade da vizinha freguesia de Cardielos, à qual os habitantes de Serreleis estão ligados até pelo facto das recentes mudanças administrativas. Neste momento é União de Freguesias de Cardielos e Serreleis.

Parece o destino e até existem muitas coincidências. O anterior reitor era o padre António Gonçalves da Torre, pároco de Cardielos e também de Serreleis. Ele próprio proporcionou a sua transferência de Nogueira para aqui. Por acaso também a 15 de agosto de 1958.

As paróquias de Cardielos e Serreleis têm estado sempre muito ligadas. Foi dividida inclusive pelo padre José Rodrigues (já falecido), pelo padre Victor Casanova e neste momento o nosso reitor é o padre Tiago Rodrigues, que também é administrador das duas paróquias. Primeiro em Serreleis e recentemente em Cardielos.

Os programas mais marcantes foram vistos na televisão que ele colocou ao serviço de todos no Salão Paroquial . Recordo a visita do Papa Paulo VI, os desafios de futebol, entre outros, numa época em que não havia televisores em todas as casas.

Foi sempre um homem muito rigoroso. No 25 de abril nunca escondeu as suas posições muito marcadas pelos valores, sobretudo religiosos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.