Sucesso das festas em honra de São Sebastião, Senhor da Saúde e Senhora da Oliveira

Entre os dias 22 e 26 realizaram-se as Festas de Darque, em honra de São Sebastião, Senhor da Saúde e Senhora da Oliveira, com uma variada programação tradicional, religiosa e cultural.

Em todos os números do programa, foi grande a afluência de pessoas, numa confirmação do sucesso das festividades.

Na quarta-feira, dia 22, foram inauguradas na Casa das Artes, três exposições: de aventais bordados à mão; de pinturas de artistas alto-minhotos, selecionados por Cipriano Oquiniame; e de esculturas em madeira de Carlos Carneiro.

O segundo dia das Festas, além da inauguração da Feira das Tasquinhas, teve como agradável novidade, um recital de poesia de matriz cristã, por elementos do Teatro Noroeste.

Na sexta-feira, depois da missa, sermão e procissão de velas, seguiu-se, no Largo da Fontinha, uma sessão de fados por Jorge Gomes, que a numerosa assistência aplaudiu com entusiasmo.

O sábado foi um dos dias com momentos mais altos das festas, com o desfile de 11 carros alegóricos no cortejo de matriz etnográfica “Em redor de Darque ecos, sinais & vestígios”, com guião de Maurício Sousa. À noite, na igreja paroquial, houve missa e sermão em honra de S. Sebastião.

No domingo tiveram lugar as comemorações mais religiosas, com a translação do Senhor da Saúde para a igreja paroquial e com a majestosa procissão solene pelas ruas da freguesia, seguida por centenas de pessoas. À noite a atuação de Quim Barreiros encheu, como nunca, o recinto do Centro Cívico.

As Festas terminaram no Cais Velho, com um espetáculo de fogo de artifício de dimensão e qualidade apreciáveis.

Luís Novais, Orquestra Costa Rica, Grupo Coral da Associação de Reformados, Banda Fusiforme e arruada de concertinas, contribuíram, também, para a animação das festividades.

Estão de parabéns os elementos da Comissão pelo grande sucesso na realização das Festas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.