No próximo sábado, dia 22, pelas 16 horas, a Íris Inclusiva estará na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na inauguração da exposição Ver com outros olhos, que é o resultado do projeto Imagine Conceptuale, promovido pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) no quadro do programa PARTIS, daquela Fundação.
Em Viana do Castelo, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Íris Inclusiva e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O propósito do MEF era levar a produção artística, o contacto com a arte e a aprendizagem sobre alguns movimentos estéticos relevantes, a um grupo de pessoas com maior dificuldade no acesso às imagens.
O trabalho foi desenvolvido com pessoas com cegueira congénita, com cegueira adquirida e com baixa visão, ao mesmo tempo que se estabeleceram parcerias com quatro instituições ligadas à deficiência visual, entre as quais a Íris Inclusiva, a única entidade com sede fora de Lisboa.
No Alto Minho, as atividades foram desenvolvidas nos contextos naturais de vida de 13 pessoas acompanhadas pela Íris Inclusiva, quer crianças/jovens quer adultos, nos meses de julho de 2016 e julho de 2017.
A primeira exposição do trabalho produzido por estes participantes esteve patente nos Paços do Concelho de Viana do Castelo nos meses de outubro e novembro do ano passado, constituindo também a primeira mostra pública do projeto Imagine Conceptuale, implementado ao longo de três anos.