Luso Galaico cada vez mais internacional

A XX edição do Luso Galaico (LG), que teve lugar este fim de semana na praia da Arda, em Viana do Castelo, foi a mais internacional de sempre. Marcaram presença atletas de várias cidades membro da World Surf Cities Network, como Arica, Santos, Viana do Castelo e Durban. Também a parceira Federação Galega de Surf esteve representada em força e em qualidade, tendo três dos seus atletas alcançado o primeiro lugar do pódio em Surf Open, Surf Feminino e Bodyboard Open. O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, infraestrutura cada vez mais internacional, foi a base logística do XX LG.

Este campeonato, organizado pelo Surf Clube de Viana (SCV) e homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS) e pela Federación Galega de Surf (FGS), contou com a participação de 64 atletas de surf, bodyboard e longboard e registou ondas de cerca de um metro.

Tarik Hajbaoui, em Surf Open, Martina Alvarez, em Surf Feminino, Bruno Martin, em Bodyboard Open, e Eduardo Martins, em Longboard, foram os grandes vencedores desta edição do LG, um dos campeonatos regulares mais antigos da Europa.

“A sensação de vencer em Viana é muito boa, não estava nada à espera desta vitória porque o nível era muito alto”, referiu Tarik Hajbaoui.

Para Martina Alvarez, atual líder dos rankings galegos de Surf Sub 16 e Sub 14 e que se sagrou bicampeã do LG, “foi um pouco difícil ganhar. O mar estava com muitos baixos, dificultando terminar as manobras”.

Bruno Martin, atual líder do ranking galego de Bodyboard Sub 18, foi o grande vencedor desta edição vianense.

Eduardo Martins, o único português a subir a um primeiro lugar do pódio, esteve envolvido na organização do LG desde o início. “Comparativamente com há 20 anos, como existem mais provas, talvez não haja tanta afluência. Mas este continua a ser um campeonato de referência sobretudo no que respeita à relação que temos com os nossos amigos galegos. Este é um campeonato que tem feito muito pelo surf ibérico, nacional e europeu. Vinte anos depois, acho que não existe outra competição nem com tanto tempo de existência nem com esta qualidade de corpo técnico, de organização e de participantes”.

Iain Campbell, natural de Durban e atual campeão mundial de bodyboard, foi o embaixador do XX LG.

Para João Zamith, presidente do SCV: “Foi uma honra para o clube receber esta distinção de um parceiro tão importante como a FGS. Para além do trabalho já desenvolvido e que confirma que a Galiza é uma extensão do nosso território, considero que as valências do CAR Surf ajudarão, futuramente, a reforçar esta parceria”.

O SCV agradece o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Xunta de Galicia, da Fundação do Desporto, da FPS, da FGS, da Capitania do Porto de Viana, da World Surf Cities Network, da Junta de Freguesia de Afife, da Quiksilver, da Roxy, da Viana Segura e da LS Boards.

(SCV/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.